Go ahead, punk. Make my day.

Resumo (4 a 10 out)

Esta é uma área do Cinefilia na qual escrevo sobre todos os filmes que assisti fora dos cinemas durante a semana. É o mesmo Resumo da Semana da fase antiga do blog.

Precious

Preciosa – Uma História de Esperança* (Precious, EUA, 2009)

Preciosa tinha tudo para ser daqueles filmes pedantes, piegas e de sofrimento inesgotável, mas passa longe do melodrama e prefere a simplicidade ao abordar o mundo tétrico no qual a protagonista vive. Preciosa é uma jovem obesa, negra, pobre, cuja mãe a despreza por um motivo horrível, o próprio pai trocava a mulher para abusar da filha. O que revolta a esposa, que vê na filha a razão do fim do casamento e passa a descontar nela a frustração. A adolescente é expulsa da escola e está grávida do segundo filho de seu pai – o primeiro tem síndrome de Down. À primeira vista um dramalhão, o filme aborda essas tragédias sem jogar na cara do espectador tanta miséria – ainda que não a evite -, nem objetivar o sentimentalismo. Faz dela algo a ser sentido aos poucos e tem em Gabourey Sidibe seu maior trunfo. A garota trabalha os problemas da personagem numa atuação minimalista, com a feição sempre fechada e sabendo pôr aqui e ali os arroubos de sentimentos. Ao mesmo tempo, Mo’Nique, como mãe de Preciosa, é um monstro pelo qual nutre-se pena e raiva. Percebemos a dependência dela pelo marido, sem nunca deixarmos de sentir aversão pela maneira grotesca com a qual ela reage ao ser abandonada – a cena final é triste, corajosa e esperançosa. A atmosfera do longa é claustrofóbica. Desde o apartamento minúsculo onde vive Preciosa até no tempo sempre frio e chuvoso. Mas à medida em que as coisas parecem melhorar, a fotografia se torna mais iluminada e os personagens, menos duros. Um trabalho delicado, pungente e brilhante. Nota: 8,5

*Filme assistido pela primeira vez

2 responses

  1. eu gostei muito de ter assistido o filme
    e uma historia,de superação
    e por ela nao ter abandonado os filhos em meio o desespero de ter aids e seu filho tambem
    e sua filha com sindromedidaw e supera tudo com ajuda de alguns amigos da escola que te apoiam bem mais do que sua familia.

    eu adorei

    1 de Junho de 2011 às 12:50 PM

    • Uma belíssima história realmante

      1 de Junho de 2011 às 2:18 PM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s