Go ahead, punk. Make my day.

Crítica: O Espetacular Homem-Aranha

amazingspiderman_posterO grande problema de O Espetacular Homem-Aranha (The Amazing Spiderman, EUA, 2012) é que suas qualidades vão sendo perdidas por entre os vários pequenos furos que o roteiro tem. E olha que por conta do currículo de James Vanderbilt, Alvin Sargent e Steve Kloves, roteiristas dessa nova empreitada do Cabeça-de-Teia, a expectativa era o oposto do resultado final. Eles escreveram, respectivamente, Zodíaco, Homem-Aranha 2 e Harry Potter.

Não há um grande problema no longa, só que é difícil se manter na trama quando a história tem uma adolescente no Ensino Médio como chefe de estagiários de uma grande corporação como a Oscorp. Ou quando a história quer que a plateia simplesmente aceite que o protagonista adolescente Peter Parker resolva um algoritmo complexo, o qual foi um mistério durante anos até para doutores em genética.

A intenção desse recomeço da história do Aranha nos cinemas era até boa, tentando ser original e se afastando completamente dos longas anteriores de Sam Raimi. Por isso, Peter não é um daqueles nerds clássicos, como foi (o ótimo) Tobey Maguire, e como motivação, ele agora quer descobrir o que houve com seus pais (você sabe, para dar um toque dramático).

Pena que entre as prioridades da produção não está uma coisa chamada coerência. Tanto que não é bom que haja qualquer expectativa de que existam respostas (síndrome de Prometheus), a ideia aqui é ser uma vertigem de ação. Se por um lado, o Homem-Aranha dessa vez é mais ágil que sua primeira versão cinematográfica, sua obsessão por caçar o assassino do Tio Ben, a certa altura é esquecida, mostrando bem que a sugestão de profundidade aos personagens já basta, pois a maior parte do tempo está reservada para o corre-corre.

spiderman-pic

Se a ideia era criar um filme um pouco mais realista ao colocar as teias disparadas pelo herói por meio de um mecanismo nos pulsos, faltou criar uma justificativa plausível para tal. Mais uma vez o roteiro força a barra ao introduzir o material por meio de uma narração em off de um anúncio do material, quase perdido em meio aos testes de Parker com a teia. Mais: alguém aí chegou a pensar como o jovem tem acesso à teia em tamanhas quantidades? Você pode até argumentar que O Espetacular Homem-Aranha quis se aproximar dos quadrinhos originais, então que Stan Lee tenha dado uma desculpa muito boa para isso, pois o filme não.

Aliás, o próprio Lee ganha uma divertida ponta dentro daquilo que o longa faz de melhor, a ação desenfreada. Contudo até mesmo o ponto positivo do longa fica aquém de suas propostas, afinal, ver Homem-Aranha voando entre os prédios novaiorquinos em 3D seria sensacional, caso o diretor Marc Webb não tivesse a infeliz ideia de filmar com pequena profundidade de campo (o que desfoca o segundo plano do quadro e “descola” o personagem em primeiro plano da cena). E mais: a fantástica cena criada num plano subjetivo vista num dos primeiros trailers do filme terminou picotada no corte final da produção.

É por essas e outras que qualidades se perdem, a exemplo da boa atuação de Andrew Garfield, que consegue captar bem os trejeitos de um adolescente (repare nos pulinhos de empolgação depois de uma conversa promissora com Gwen Stacy). Afinal, ver a mobilização social para que o Aranha consiga se balançar por entre guindastes alinhados é tão improvável, que é preciso engolir um policial fechando o trânsito à frente do herói pouco depois dos homens-da-lei estarem caçando o mascarado como a um bandido.

Nota: 5

spiderman-pic2

Anúncios

2 responses

  1. Mediano, decepciona pela repetição da história, mas diverte, e Garfield é melhor que Maguire.

    http://avozdocinefilo.blogspot.com.br/

    19 de Agosto de 2012 às 4:44 AM

    • Gosto muito do Maguire, mas o Garfield também é bom. Acho que são duas ótimas atuações.

      19 de Agosto de 2012 às 4:28 PM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s