Go ahead, punk. Make my day.

Georges Méliès há 116 anos

georges-melies

Há 74 anos, o Cinema perdia um dos maiores nomes de toda sua História: Georges Méliès, que morreu em Paris. Ele foi ovacionado e esquecido em sua época, mas até hoje seus curtas mostram que, acima de tudo, ele foi um visionário como poucos em sua exploração das possibilidades de uma forma de arte ainda nascente.

A minha paixão por A Invenção de Hugo Cabret vem justamente do resgate de parte da história de Méliès para as novas gerações, dando um final diferente da triste decadência pela qual ele passou nos últimos anos de sua vida. Pobre e esquecido.

No YouTube é possível encontrar muitos de seus filmes, inclusive aquele que ficou para História como seu maior clássico, Viagem à Lua, de 1902. Mas para ilustrar parte da carreira desse cara fenomenal, escolhi o filme mais antigo que encontrei no site de vídeos: Le Manoir du Diable, de 1896.

Cheguei a ler em vários sites (brasileiros e de fora, Wikipédia inclusive) que esse é considerado por alguns o primeiro filme de terror do Cinema. Achei a informação interessante, mas difícil de acreditar pelo teor fantasioso e quase pastelão do curta de pouco mais de 3 minutos. De qualquer forma, o filme também conhecido como The Haunted Castle, é inocente e divertido, trazendo o próprio Méliès como Mephistopheles.

De nada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s