Go ahead, punk. Make my day.

Crítica: Os Estagiários

the-internship-posterO problema com Os Estagiários (The Internship, EUA, 2013) é só um: ser uma comédia que não tem tanta graça assim. O longa não pede para levá-lo a sério, se mostra como propaganda do Google descaradamente e ainda aposta na dinâmica entre os protagonistas Vince Vaughn e Owen Wilson para tentar fisgar a plateia. Tudo bem que todos os “trunfos” citados acima são, de verdade, uma grande picaretagem, mas se a produção fosse realmente engraçada, os problemas poderiam até ser perdoados. Mas não.

A trama esquemática parte da perda do emprego dos dois vendedores de relógios cheios de lábia. Em crise por causa da idade e da inaptidão para qualquer outro tipo de emprego, eles acham que vão conseguir uma jogada de mestre ao descobrirem vagas de estágio para o Google – a melhor empresa para se trabalhar no mundo, de acordo com o diagnóstico dessa produção.

Obviamente, os “tiozões” vão descobrir que nada é tão fácil quanto eles pensavam, da mesma forma que a plateia não ri como chegou a cogitar. Não que Os Estagiários não tenha graça totalmente, mas chama atenção a falta de vigor das piadas. Veja a cena da entrevista on line de admissão no programa de estágio de Vaughn e Wilson. Nela, eles se espremem para que suas imagens caibam em uma webcam e começam uma conversa tão nonsense com seus interlocutores, que até rende uma risada ou outra, mas que ao ser finalizada, você percebe que não há muito o que lembrar daquilo. Da mesma forma que a participação especial de Will Ferrell traz aquele humor pouco sutil dele, mas não está longe da graça vista em Dias Incríveis, por exemplo. Interessante observar que a melhor cena em Os Estagiários, que é dirigido por Shawn Levy, envolve bebidas, mulheres e festa, assim como todo o filme de Todd Phillips, em 2003.

E depois de comentar várias vezes com alguém ao seu lado que o longa é engraçado, mas nem tanto, você sai da sala de cinema lembrando que o elenco fala com tanto afinco sobre uma tal de “googlenidade”, que mais parece mais um termo a ser usado na próxima campanha da empresa. Daí vem à memória que essa é mais uma história de superação de dificuldades com final feliz e que Vince Vaughn e Owen Wilson já foram muito melhores juntos em Penetras Bons de Bico. Do nada vem a epifania: era pra rir de quê mesmo?

Nota: 6

Os Estagiários - Owen Wilson e Vince Vaughn

2 responses

  1. Excelente texto.

    30 de Setembro de 2013 às 7:24 PM

    • Valeu! Continue por aqui!

      30 de Setembro de 2013 às 8:58 PM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s