Go ahead, punk. Make my day.

Crítica: A Vida Secreta de Walter Mitty

Walter MittyBen Stiller dirigiu cinco filmes, fora as produções de TV e curtas. Mas ainda que ele esteja por trás de pelo menos outro filme de grande qualidade, Trovão Tropical, é bem provável que ele tenha conseguido com A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty, EUA, 2013) algo próximo de um limite criativo. Ele conta a história do personagem-título (Stiller), que tem vida morna e trabalha para uma grande revista enquanto sonha em largar toda aquela mesmice e simplesmente viver. A oportunidade vem quando ele precisa achar um negativo importante enviado pelo fotógrafo cultuado Sean O’Connell (Sean Penn), mas que se perdeu de alguma forma.

Em um road movie com mensagem clara, “viva!”, Stiller é criativo em suas piadas visuais e naquelas que dependem apenas do seu jeito abobado. O protagonista aos poucos substitui sua imaginação poderosa por aventuras de verdade e ambos os momentos são ótimos, seja numa perseguição irreal e com ação absurda pelas ruas da cidade, seja no momento em que o gigante avião no qual viaja pousa em um aeroporto menor que a aeronave.

Momento responsável pela melhor utilização das músicas incidentais do filme. Antes de finalizar no tal terminal, a sequência começa com um lindo travelling que acompanha a corrida de Walter com capas da revista com personagens históricos de fundo até ele mesmo se tornar um entre John Kennedy e John Lennon. Pronto, os sonhos se tornam realidade ao som da belíssima e sugestiva “Wake Up”, do Arcade Fire. Isso sem contar na importância de “A Space Oddity”, de David Bowie, em toda a narrativa – no filme, ela é chamada de “Major Tom”.

Terminando ainda com a participação de Penn, que sedimenta a mensagem da produção, A Vida Secreta de Walter Mitty é daqueles filmes que te deixam leve sem apelarem para o sentimentalismo, mas que abusa da criatividade e se torna cativante. Há ainda uma bela fotografia.

Nota: 8,5

secret-life-of-walter-mitty

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s